Novo projeto Erasmus+ aprovado para o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo


A Agência Nacional Erasmus aprovou recentemente a candidatura do projeto europeu Erasmus+ (2025-1-PT01-KA122-SCH-000341340), intitulada “From Screens to Green: balancing digital and outdoor learning”, apresentada pelo coordenador de projetos Erasmus do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (AEAG), o professor Miguel Almeida.

Com esta aprovação, o Agrupamento “reforça o seu percurso de internacionalização, promovendo a partilha de boas práticas pedagógicas e o desenvolvimento de competências linguísticas, digitais e interculturais em toda a comunidade educativa”, disse o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.

O projeto, um dos 70 selecionados entre mais de 260 candidaturas a nível nacional, representa “um reconhecimento da experiência e do trabalho desenvolvido nos últimos anos e da sua relevância para o desenvolvimento de competências de aprendizagem, socialização e interculturalidade”. Com início previsto para setembro de 2025 e conclusão em junho de 2027, o novo projeto de intercâmbio escolar pretende “promover um equilíbrio saudável entre o desenvolvimento das competências digitais e a redução da dependência excessiva de dispositivos eletrónicos, apostando em estratégias pedagógicas inovadoras e em experiências de aprendizagem em contacto com a Natureza”, refere ainda este Agrupamento.

O plano de atividades contempla mobilidades internacionais de alunos e docentes, Job Shadowing e visitas preparatórias, entre escolas parceiras de vários países como a Croácia, Bélgica, Itália, Hungria, Chéquia, França, Turquia, etc. Este é “mais um passo firme na internacionalização do Agrupamento, que reforça o seu compromisso com uma educação moderna, sustentável e promotora do bem-estar de toda a comunidade educativa”.

 

12 anos a cruzar fronteiras: Erasmus+ continua a marcar “o sucesso” no Agrupamento Dr. António Granjo

O atual coordenador de projetos Erasmus, professor Miguel Almeida, faz um balanço muito positivo da forma como os sucessivos projetos de intercâmbio se têm enraizado no Agrupamento. Desde 2013/15, ainda com o Projeto Comenius Dance With Me, passando por outros já com a chancela Erasmus+, Learning For Healthy Lifestyles (2017/19), Spa Areas For Europe (2018/21), Shape Your Mind (2019/22), Responsible Nature Explorers (2020/23), Together we Thrive (2023/25) e o recém aprovado From Screens to Green (2025/27), “todos contribuíram para consolidar uma cultura de abertura ao mundo, partilha de boas práticas pedagógicas e respeito pelos valores democráticos e de cidadania”.

Nos últimos 12 anos, o AEAG já envolveu diretamente mais de 300 alunos (e respetivas famílias de acolhimento) e professores, com 16 países parceiros diferentes, 24 mobilidades de alunos, 2 Etwinning, 5 Job Shadowing (visitas e acolhimento) e dezenas de parcerias locais como a Câmara Municipal de Chaves, as Termas de Chaves, o Grupo Desportivo de Chaves, Boticas Parque, Vidago Palace, entre várias instituições cooperantes, também “fundamentais para a promoção do turismo, gastronomia e valores da região”, esclarece o Agrupamento.

Para o professor, estes projetos “têm sido determinantes não só para o desenvolvimento de competências linguísticas, digitais e sociais dos alunos, mas também para o crescimento profissional dos docentes e para o reforço da identidade e coesão do Agrupamento. A participação em projetos internacionais não só amplia horizontes e formas de ensinar e aprender, como fortalece os laços entre escolas europeias, permitindo-nos construir uma comunidade educativa mais aberta, tolerante e preparada para os desafios da atualidade. O papel das famílias flavienses no acolhimento dos estudantes parceiros tem sido preponderante na criação de ambientes de partilha cultural, integração e hospitalidade que enriquecem a experiência de todos os participantes. Os laços criados nos projetos Erasmus mantêm-se ao longo do tempo e são essenciais para proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem fora do seu contexto habitual.”

“As práticas pedagógicas desenvolvidas têm integrado metodologias inovadoras e complementares, centradas em temas como estilos de vida saudável, as tradições locais, a atividade física e estudo na natureza, artes plásticas, dança, consciencialização ambiental, literacia digital, entre muitos outros. Esta abordagem tem permitido reforçar a dimensão inclusiva da escola, promovendo metodologias cooperativas e interdisciplinares que favorecem o desenvolvimento de competências académicas, a expressão pessoal e a identidade dos alunos, refletindo-se na melhoria dos resultados escolares e no gosto pela escola. Hoje, o Erasmus+ faz parte do ADN da nossa escola", conclui a Diretora do Agrupamento, Ana Paula Carvalho.


22/07/2025

Sociedade


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