Novo projeto Erasmus+ aprovado para o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo
A Agência Nacional Erasmus aprovou recentemente a candidatura do projeto europeu Erasmus+ (2025-1-PT01-KA122-SCH-000341340), intitulada “From Screens to Green: balancing digital and outdoor learning”, apresentada pelo coordenador de projetos Erasmus do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (AEAG), o professor Miguel Almeida.
Com esta aprovação, o Agrupamento
“reforça o seu percurso de internacionalização, promovendo a partilha de boas
práticas pedagógicas e o desenvolvimento de competências linguísticas, digitais
e interculturais em toda a comunidade educativa”, disse o Agrupamento de
Escolas Dr. António Granjo.
O projeto, um dos 70 selecionados
entre mais de 260 candidaturas a nível nacional, representa “um reconhecimento
da experiência e do trabalho desenvolvido nos últimos anos e da sua relevância
para o desenvolvimento de competências de aprendizagem, socialização e
interculturalidade”. Com início previsto para setembro de 2025 e conclusão em
junho de 2027, o novo projeto de intercâmbio escolar pretende “promover um
equilíbrio saudável entre o desenvolvimento das competências digitais e a
redução da dependência excessiva de dispositivos eletrónicos, apostando em
estratégias pedagógicas inovadoras e em experiências de aprendizagem em
contacto com a Natureza”, refere ainda este Agrupamento.
O plano de atividades contempla
mobilidades internacionais de alunos e docentes, Job Shadowing e visitas
preparatórias, entre escolas parceiras de vários países como a Croácia,
Bélgica, Itália, Hungria, Chéquia, França, Turquia, etc. Este é “mais um passo
firme na internacionalização do Agrupamento, que reforça o seu compromisso com
uma educação moderna, sustentável e promotora do bem-estar de toda a comunidade
educativa”.
12 anos a cruzar fronteiras:
Erasmus+ continua a marcar “o sucesso” no Agrupamento Dr. António Granjo
O atual coordenador de projetos
Erasmus, professor Miguel Almeida, faz um balanço muito positivo da forma como
os sucessivos projetos de intercâmbio se têm enraizado no Agrupamento. Desde
2013/15, ainda com o Projeto Comenius Dance With Me, passando por outros já com
a chancela Erasmus+, Learning For Healthy Lifestyles (2017/19), Spa Areas For
Europe (2018/21), Shape Your Mind (2019/22), Responsible Nature Explorers
(2020/23), Together we Thrive (2023/25) e o recém aprovado From Screens to
Green (2025/27), “todos contribuíram para consolidar uma cultura de abertura ao
mundo, partilha de boas práticas pedagógicas e respeito pelos valores
democráticos e de cidadania”.
Nos últimos 12 anos, o AEAG já
envolveu diretamente mais de 300 alunos (e respetivas famílias de acolhimento)
e professores, com 16 países parceiros diferentes, 24 mobilidades de alunos, 2
Etwinning, 5 Job Shadowing (visitas e acolhimento) e dezenas de parcerias
locais como a Câmara Municipal de Chaves, as Termas de Chaves, o Grupo
Desportivo de Chaves, Boticas Parque, Vidago Palace, entre várias instituições
cooperantes, também “fundamentais para a promoção do turismo, gastronomia e
valores da região”, esclarece o Agrupamento.
Para o professor, estes projetos
“têm sido determinantes não só para o desenvolvimento de competências
linguísticas, digitais e sociais dos alunos, mas também para o crescimento
profissional dos docentes e para o reforço da identidade e coesão do Agrupamento.
A participação em projetos internacionais não só amplia horizontes e formas de
ensinar e aprender, como fortalece os laços entre escolas europeias,
permitindo-nos construir uma comunidade educativa mais aberta, tolerante e
preparada para os desafios da atualidade. O papel das famílias flavienses no
acolhimento dos estudantes parceiros tem sido preponderante na criação de
ambientes de partilha cultural, integração e hospitalidade que enriquecem a
experiência de todos os participantes. Os laços criados nos projetos Erasmus
mantêm-se ao longo do tempo e são essenciais para proporcionar aos alunos
experiências de aprendizagem fora do seu contexto habitual.”
“As práticas pedagógicas
desenvolvidas têm integrado metodologias inovadoras e complementares, centradas
em temas como estilos de vida saudável, as tradições locais, a atividade física
e estudo na natureza, artes plásticas, dança, consciencialização ambiental,
literacia digital, entre muitos outros. Esta abordagem tem permitido reforçar a
dimensão inclusiva da escola, promovendo metodologias cooperativas e
interdisciplinares que favorecem o desenvolvimento de competências académicas,
a expressão pessoal e a identidade dos alunos, refletindo-se na melhoria dos
resultados escolares e no gosto pela escola. Hoje, o Erasmus+ faz parte do ADN
da nossa escola", conclui a Diretora do Agrupamento, Ana Paula Carvalho.
22/07/2025
Sociedade
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